![]() |
O compositor RD Burman e cantora Asha Bhosle |
Qual é coisa que mais amamos nos filmes indianos? Levante a mão quem acha que é a música.

Bollywood Funk agrega algumas das melhores e mais irresistíveis canções daquele que é provavelmente o período mais criativo, experimental (e, de forma geral, bombante) da composição de bandas-sonoras para o cinema indiano. Reunindo faixas de filmes dos anos 70 e 80, este é, como o nome indica, um disco muito funkadélico e apelativo, mesmo para quem não percebe Hindi ou acha o cinema indiano piroso. Se todos o oferecêssemos aos nossos amigos, o mundo seria um sítio mais fixe.
Coincidentemente (ou não, o universo tem destas coisas), na mesma semana em que me gravaram este disco recebi por correio uma muito antecipada encomenda do triplo-álbum The Music of Bollywood.
Mais abrangente do que o anterior em termos de épocas e de estilos, The Music of Bollywood tem uma seleção consistente, com boas gravações e ainda hoje se mantém a anos-luz de distância qualitativa relativamente a outras compilações que foram sendo lançadas no mercado.

Os fãs hardcore de cinema indiano encontram nesta compilação um porto seguro repleto de canções que nos enchem o coração de nostalgia e romantismo tolinho. Ou que simplesmente nos fazem dançar desenfreadamente, Zeenat Aman-style.
Como me farto de dizer, Bollywood não acaba em Mumbai, e há muito mais para explorar.

'I am very Sorry', cantada pela lendária Noor Jehan, é das minhas preferidas:
E essencialmente é isto. Esqueçam 'Rough Guides to', 'Essentials' e afins. As coisas boas estão aqui e há muito mais de onde estas vieram.
2 comments:
Há alguma maneira de eu poder fazer o download dessas compilações?
Olá Phebe, certamente existirão maneiras de fazer isso; no Grand Masala acreditamos que é sempre preferível comprar os discos e os filmes.
Postar um comentário