website statistics

domingo, 7 de dezembro de 2008

Maravilhas Tamil

Ando a ficar cada vez mais interessada no cinema tamil, também conhecido por Kollywood. A palavra deriva do nome da localidade de Chennai, a capital do estado de Tamil Nagu, onde são produzidos os filmes - Kodambakkam.

Este meu interesse começou por causa da música, que costumo ouvir online através da NJ Tamil Radio enquanto estou a trabalhar ao computador. E tenho descoberto verdadeiras maravilhas!

Na verdade, o cinema tamil já tinha despertado o meu interesse antes, nomeadamente porque foi aí que a mega-diva Aishwarya Rai se estreou e porque algumas das músicas mais bestiais criadas por AR Rahman são compostas para filmes desta região.

Os filmes são difíceis de encontrar, nas lojas é mesmo para esquecer, mas há sites (cujos links acrescentei ao menu lateral) que vendem DVD para Portugal já com legendas em Inglês.

Partilho então a minha mais recente obcessão, a banda sonora do filme Sangamam de 1999, composta pelo já referido Rahman. Esta faixa, Sowkiyama Kanne, é cantada por Nithyasree Mahadevan, cantora carnática extraordinaire. Este é capaz de ser um dos melhores momentos de bailarico jamais vistos em cinema.


0 comments:

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens