website statistics

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Saawariya - Noites Brancas

Mais um de Sanjay Leela Bhansali, o meu realizador preferido.

Ele realizou, entre outros, Devdas, Hum Dil Chuke Sanam e Black.
Os dois primeiros são sem dúvida dos meus filmes preferidos, ultra-românticos e cheios de coreografias lindas.

Saawariya conta a história de um amor que corre mal, neste caso o do lírico Ranbir, que se apaixona por Sakina, uma rapariga que espera no lugar marcado pelo regresso de Imaan, um Salman Khan para lá de sedutor que lhe jurou amor eterno.

Saawariya, que foi lançado em Portugal com o título Noites Brancas, é adaptado de um conto de Dostoievski e é uma espécie de lovechild entre o filme Moulin Rouge e o realizador Tim Burton (há que ver o filme para perceber) e romance bollywood light.

É muito bonito e tem alguns momentos memoráveis (que são basicamente quando entra o Salman Khan, de quem eu até gostaria se ele não fosse caçador furtivo e não tivesse atropelado meia-dúzia de sem-abrigo só porque sim, e a Rani Mukherjee - que eu amo incondicionalmente). Dignas de referência são também as participações de Ranbir Kapoor e Sonam Kapoor, o par principal estreante.

Esteticamente, tanto pela música, pelos cenários absolutamente oníricos e pela poesia que de vez em quando vai brotando da boca das personagens, este filme é perfeito. E a edição em DVD portuguesa tem uma qualidade irrepreensível.

A nível do conteúdo, devo dizer que não criei grande empatia com as personagens mas que mesmo assim fiquei de lágrimas nos olhos no final. Pobre Saawariya!

(post adaptado do original publicado num outro blog da mesma autora)

2 comments:

Carol Juvenil disse...

Olha, pra mim esse filme está num nível inesperadamente alto de chatice. E eu ri na cena final.

Sou má.

bárbara disse...

"pra mim esse filme está num nível inesperadamente alto de chatice" [2]

Mas eu chorei na cena final :S

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens