website statistics

domingo, 7 de dezembro de 2008

Umrao Jaan

Dois filmes, duas Umrao Jaan.
Um foi lançado em 1981, realizado por Muzaffar Ali e com Rekha como actriz principal. O outro é de 2006, o realizador é J.P. Dutta e tem Aishwarya Rai no papel da cortesã desafortunada, Umrao Jaan. Há ainda uma versão paquistanesa de 1972, mas essa não vi.

Ambos os filmes são baseados no romance urdu Umrao Jaan Ada, de 1905, que conta a história de uma menina raptada da família e vendida a um bordel, onde aprende poesia, música e dança.
A vida de Umrao Jaan é um suceder de desilusões, começando pelo rapto de que é vítima, passando por uma paixão que a renega, por uma tentativa de fuga à vida de cortesã e, por fim, pela rejeição da própria família com base na sua profissão.

A nível narrativo, os dois filmes são bastante semelhantes, no entanto o de 1981 parece menos artificial, mais próximo da época e do ambiente que retrata. O de 2006 parece ter alguns momentos de auto-restrição, como na parte em que entra o bandido Faiz Ali. Se no primeiro filme, Umrao Jaan se junta a ele voluntariamente para fugir, no segundo ela só o segue como forma de ficar mais próxima de Nawab Sultan, por quem está verdadeiramente apaixonada. Ou seja, parece que no segundo filme há um esforço maior para transmitir a ideia de uma Umrao Jaan imaculada e devota.

No meu entender, valem os dois bastante a pena, seja pelas actrizes, pelos diálogos, pela música e pelas coreografias.
Vão por mim, são verdadeira poesia em movimento.


Umrao Jaan (1981)



Umrao Jaan (2006)

9 comments:

Anônimo disse...

gostaria de assistir,parece ser uma bela história...

bárbara disse...

A história é bonita e os dois filmes também. Recomendo qualquer um deles.

Anônimo disse...

A história é mara!!! Tudo é lindo, as músicas, as coreografias, os cenários, as atrizes... é lindo, porém mto triste!

Anônimo disse...

O filme é lindíssimo, mas é triste demais... Chorei cântaros!

bárbara disse...

Eu também,ela passa por injustiças muito grandes.
Mas é uma das minhas histórias preferidas.

Carol Juvenil disse...

Acabei de baixar o de 1981.Como achei o de 2006 sem sal, espero me surpreender com a Rekha...e com meu 1º clássico indiano! ;)

bárbara disse...

Ai, que bom!
Embora eu goste do filme de 2006, ele é simplesmente uma versão bonitinha mas mais pálida do de 81.
Rekha rules!!!!

Pedro disse...

Eu queria ver muito o de 81.Amei o de 2006(filmes de cortesã rules!!!!)e adoro a trilha sonora dos dois...
Dil Cheez Hai Kya *________*

bárbara disse...

Eheheh!

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens