Lançada em 1971 como parte da banda-sonora do filme Hare Rama Kare Krishna, Dum Maro Dum é uma música obrigatória em qualquer compilação de música pop indiana que se preze.
Com um título que faz uma alusão directa ao consumo de drogas "fumadas" (algo como "toma outro bafo"), Dum Maro Dum foi acompanhada no cinema pela imagem da actriz indiana Zeenat Aman perdida no meio do fumo dos cachimbos dos hippies ocidentais que nos anos 70 cresciam como cogumelos pela Índia. Na verdade, aquilo que achamos serem os actores figurantes que a rodeiam são, na verdade, hippies a sério que foram chamados a fazer parte do cenário.
Apesar de esta ser uma música bem divertida - muito graças ao seu compositor, o lendário RD Burman, rei do psicadelismo Bollywood -, o tom do filme quanto ao consumo de drogas é muito sério: isso é coisa de ocidentais degenerados, não o façam!
Quem canta é Asha Bhosle e Usha Uthup, e o moço que vemos com ar zangado a olhar para a maninha pedrada é o actor Dev Anand.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Coreografias Animadas do Cinema Indiano -
Dum Maro Dum
Escrevi sobre: Asha Bhosle, Bollywood, Cinema Indiano, Dev Anand, Dum Maro Dum, Hare Rama Kare Krishna, Música Indiana, Portugal, Usha Uthup, Zeenat Aman
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comments:
Hahaha, que Hare Krishna que nada, Om Namah Shivaya, isso sim!
Lololololololololol!!!!!!!!
É a batalha dos avatars!
Falta Brahma, então :)
Já disse que uma vez deixei um indiano doido ao dizer que uma das cervejas mais famosas do Brasil chama-se Brahma? Tadinho, ele ficou abismado!
guaraná Brahma!
Isso mesmo! Também estava a pensar no Guaraná. Tonico-tonico com guaraná!
Não temos mais o guaraná Brahma desde 2001, quando foi criada a Ambev, da fusão da Brahma com a Antárctica. Sobrou o guaraná desta última (que eu sempre preferi), e a Coca-Cola criou o guaraná Kuat pra competir.
O Antárctica aqui em Portugal chama-se Guaraná Brasil - duh!
Postar um comentário