website statistics

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Kathak no Museu do Oriente!

Mais um imperdível espectáculo de kathak na cidade de Lisboa!

O Museu do Oriente dedicará o mês de Outubro à Índia e inclui na programação o espectáculo Abhisarika pela companhia de Anurekha Ghosh.

A dança kathak, além de ser muito bonita por si própria (vejam o vídeo abaixo), está também na origem do flamenco espanhol, o que a torna muito interessante de um ponto de vista histórico e cultural.

Aqui está o texto que, mais uma vez, roubei do site do Museu:

O espectáculo Abhisarika retrata as “camadas” de amor que podem ser aplicadas a qualquer mulher que medite no mistério fundamental da vida. Trata-se de uma conversa sensual, apaixonada e intimista, conduzida pelos mais profundos desejos do coração, sussurrando as mais doces confissões de amor – com ênfase na identidade plena. Tem menos a ver com o espaço e o tempo e muito mais com a união directa do espírito e da alma.

Anurekha explora a tradição clássica da dança kathak com uma mistura sublime das expressões artísticas da Pérsia e do Norte da Índia. A precisão do trabalho de pés, as múltiplas piruetas executadas à velocidade da luz, a exótica graciosidade da própria dança kathak, extremamente hipnótica na sua natureza, uma mímica subtil, as brilhantes improvisações rítmicas entre a bailarina e os músicos sempre em crescendo, fazem da actuação de Anurekha uma excitante viagem entre a Tranquilidade e o Movimento, entre o Silêncio e o Som, embora partilhando todos o mesmo espaço.

Acompanham a bailarina três músicos na tabla, sarangi e sitar.

Anurekha Ghosh é um nome incontornável da dança indiana khatak que pratica desde ao 4 anos. A sua técnica é uma combinação de tradição e modernidade. Aclamada internacionalmente, Anurekha vive no Reino Unido onde em 2001 formou a Anurekha Ghosh & Company cujo objectivo é o de levar aos palcos internacionais a beleza e a força do melhor da dança clássica indiana khatak e do bailado contemporâneo.

8 de Outubro de 2009
Preço: € 15,00
M/6
Duração aprox: 1 hora e 40 minutos, com intervalo

1 comments:

Ibirá Machado disse...

Opa, 15 euros... mas ok, vale a pena! Kathak é mesmo lindo!

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens