website statistics

sábado, 15 de agosto de 2009

O Regresso do Cinema Indiano

Calma! Este texto é de 2007 e foi originalmente publicado pela Agência Ecclesia.
Achei engraçado divulgá-lo pois mostra uma cronologia (ainda que resumida) da exibição de cinema indiano em Portugal. Tem também a ver com aquilo de que falámos nos comentários sobre o post "Onde posso comprar filmes indiano?"

"Nos anos 50 do Século XX um único filme indiano estreou em Portugal: "Prestígio Real". Dada a situação política no que respeita à União Indiana veio disfarçado de paquistanês, tendo atingido seis meses de cartaz, no Odeon, um verdadeiro sucesso. As relações com a Índia não permitiam trocas comerciais, pelo que esta foi uma excepção.
Nos anos 60 abriu-se um pouco a fronteira e foram já cinco os filmes importados da Índia com estreia em sala. Mas foi depois de Abril de 1974 que se deu o primeiro salto significativo em tal importação.
A Índia é, em termos de quantidade, o maior produtor mundial, mas são poucos os seus cineastas de valor. Mira Nair, Mrinal Sen e Satyajit Ray, entre outros, são casos excepcionais numa multidão de cineastas convertidos aos processos de Bollywood, rendidos a um cinema popular que tem grande êxito na Índia e se caracteriza por uma metragem longa - sempre perto das três horas de projecção - muita música - aqui e ali caindo pétalas ou outros efeitos sobre quem canta - e muitas cores vivas, tudo utilizado como suporte de uma narrativa melodramática até às últimas consequências.
Logicamente que este cinema rapidamente cansou os espectadores, o que levou, de uma forma de legalidade discutível, a criar-se uma rede de cinema indiano que projectava as suas obras não legendadas e não classificadas, para acesso exclusivo à comunidade capaz de compreender o filme na sua língua original.
Com o encerramento do Cine 222, onde tais sessões se passavam, o cinema indiano teve a travessia do deserto. De surpresa, quando menos se esperaria, em 2007 inicia-se uma nova tentativa. Um só distribuidor; um só filme de tempo a tempos; uma só sala para a estreia. Agora tudo está certo e legal, com os filmes lançados no mercado com o cumprimento das regras estabelecidas. São já três as estreias nestas condições, mas o resultado comercial não parece ser de molde a que esta iniciativa venha a ter continuidade."
Francisco Perestrello

5 comments:

Ibirá Machado disse...

É porque não colocaram Taare Zameen Par, é por isso!

E eu aqui lutando com garras e unhas, sendo que o que vem é a porcaria do Roadside Romeo!!!! :(

bárbara disse...

Lol!
Por falar nisso, a petição desapareceu! :s Estou preocupada!

Ibirá Machado disse...

Eu já contatei o dono do site e ele me disse que o servidor onde o site foi hospedado entrou em colapso por não suportar tamanha demanda. Mas disse pra não ficarmos preocupados pois os dados estão seguros e que se até hj à noite nada for resolvido ele migrará para outro servidor. :)

bárbara disse...

:) Ainda bem.

Ibirá Machado disse...

Já está de volta! :D

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens