website statistics

terça-feira, 31 de março de 2009

Utsav

Tive uma experiência inédita e algo surreal.

Tendo-me apaixonado completamente pelos cartazes do filme Utsav que vi num livro, decidi comprar o filme pela módica quantia de 0,98£ via Amazon Uk. A edição que comprei, da Quest (que a par da da Eros é a mais comum), apresenta a versão inglesa do filme e não a indiana.

Eu explico: comprei o filme na expectativa de ouvir a banda sonora e ver as coreografias e afinal a edição corrente é dobrada em Inglês (isso mesmo) e foram eliminadas todas as passagens musicais! -> neste momento a fã de Bollywood definha e sente o seu coraçãozinho mirrar de desilusão

Confesso que nunca tinha visto nada assim, estamos a falar de meia hora de filme eclipsada, e por muito que pesquise na internet não encontro o motivo. Arrisco dizer que para cativar algum público inglês com interesse intelectual por coisas exóticas, o filme tenha sido retalhado para não parecer piroso. Confesso que estou revoltada. O único site europeu que localizei com a versão indiana (da Eagle) é o
Bolly Market, que cobra 9,99€ de portes da França para Portugal. Plizzzzzz...

Com isto tudo quis apenas alertar qualquer possível interessado a não comprar o filme sem antes confirmar muito bem a duração e se tem legendas (ao invés de dobragem).

Avancemos, então.

Baseado numa peça de teatro do séc. VI, Utsav é uma colagem deliciosa de personagens mais ou menos cómicas e mais ou menos sexy. Isto porque há umas que são completamente hilariantes e outras que são para lá de "renhau", como é o caso da figura central interpretada por Rekha.

A acção desenrola-se à volta de um bordel onde se estuda a ciência do amor (ou seja, as posturas do Kama Sutra), e onde vive
Vasantsena (Rekha), uma rica cortesã que tem um caso amoroso com um homem casado (e falido), Charudatta (Shekhar Suman).

Pelo meio surgem ladrões, revolucionários e até o cunhado do rei, cujas investidas amorosas são rejeitadas sistematicamente por Vasantsena.

Ao contrário da maioria dos filmes indianos que vi até agora, esta película produzida por Shashi Kapoor tem bastante nudez, muita conversa sobre sexo, mas sempre de maneira descontraída sem cair na vulgaridade.
Custa-me dizer, mas acho que foi isso que o tornou "vendável" na Europa.

A realização é excelente e torna Utsav um daqueles filmes que nos deixa colados do início ao fim.

Só tenho pena mesmo pelo song and dance desaparecido. Mas prometo que se encontrar uma versão original "livre" do filme coloco aqui o link.

Aqui fica um vídeo que dá uma boa ideia geral de Utsav, é a parte em que Aditi (a esposa legítima desempenhada por Anuradha Patel) e Vasantsena travam conhecimento.
Como é óbvio, a versão inglesa não dá uma ideia clara do quão... íntimo foi essse encontro ^_^

A canção é um dueto entre as irmãs Lata Mangeshkar e Asha Bohsle.

3 comments:

Rachelet disse...

Dammit woman, foste roubada. Não há nada que possas fazer? Devolução ou assim?

bárbara disse...

Bem eles no site avisavam, eu é que não li... oops. :s

Ibirá Machado disse...

Oh meu deus! :-o

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens