Foi-me recentemente oferecida a banda sonora em vinil do filme Razia Sultan, uma preciosidade realizada em 1983 por Kamal Amrohi e com um dos pares mais queridos do cinema indiano (pelo menos para mim), Hema Malini e Dharmendra, companheiros na vida real.
Baseado num período histórico real, conta como Razia, filha do imperador, é escolhida para lhe suceder. Tal como o seu pai, Razia é justa e honrada e tem todas as qualidades de um bom regente. No entanto, tem uma relação de amor com Yakut, o homem de confiança do imperador e que outrora era seu escravo. Esta relação é ainda mais polémica para os opositores de Razia por Yakut ser um estrangeiro de pele escura.
Como a obediência ao imperador e a liderança da nação se sobrepõem aos seus sentimentos, os dois amantes acabam por nunca ficar juntos.
Pelo meio, há uma banda sonora maravilhosa, da qual é exemplo Aye Dil E Nadan, cantada por Lata Mangeshkar, uma senhora com voz de rouxinol que gravou e continua a gravar muitas das bonitas canções que ouvimos nos filmes. Alguns terão visto a sua irmã, Asha Boshle, actuar ao vivo em Sines este ano. Já agora, uma recomendação para quem não as conhece: qualquer disco de uma destas irmãs vale o seu peso em ouro.
De volta ao filme, resta dizer que Razia Sultan é um filme lindíssimo que nos transporta para outras épocas e para lugares distantes que, por algum motivo, nos parecem sempre ter existido.
Aqui fica então uma das minhas músicas preferidas de sempre.
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Razia Sultan
Escrevi sobre: Asha Boshle, Bollywood, Cinema Indiano, Crítica, Dharmendra, Hema Malini, Lata Mangeshkar, Música Indiana, Muslim Socials, Portugal, Razia Sultan
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comments:
Postar um comentário