É ponto assente que a música é uma parte essencial do cinema da Índia. Poderá até argumentar-se que é uma das características que define a própria alma do cinema indiano.
Normalmente está presente em coreografias extravagantes e animadas ao som de playback mas até realizadores considerados "eruditos" como o bengali Satyajit Ray - que compunha grande parte das suas bandas-sonoras - atribuem à música um papel fulcral na composição da narrativa.
O interesse dos espectadores pelo cinema musical indiano traduz-se muitas vezes na aprendizagem de danças indianas ou na imitação das coreografias projectadas no ecrã.
Foi por isso com alguma surpresa e bastante satisfação que recebemos de uma nossa leitora os vídeos que colocamos abaixo. Tratam-se de versões instrumentais de músicas de filmes indianos antigos, daqueles que circulavam em VHS nos idos anos 80 e que deixaram tantos portugueses com uma lagrimita no canto do olho (já dizia a canção)... A piada, quanto a mim, é serem versões apanhadas de ouvido. Como eu admiro esta articulação ouvido-cérebro-mãos que só alguns eleitos parecem possuir!
Deixo aqui ficar duas versões acompanhadas do respectivos vídeos originais. Podem encontrar mais aqui.
A primeira música é do filme Khoon Bhari Maang - Quando o Amor é Falso, e a segunda pertence à banda-sonora do mega-sucesso Aa Gale Lag Jaa - O Sofrimento do Amor.
Obrigada, Vera!
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comments:
Olá :)
Parabens pelo texto, está muito bom.
Muito obrigada por dares a conhecer a minha página e as covers que fiz.
Já tenho uns novos videos na minha pagina, são curtos porque ainda nao consegui completar todas as musicas, mas penso que vale a pena ver.
Continuem com um bom trabalho, grande blog que têm.
Vera
Obrigada! Nós é que agradecemos por teres partilhado os vídeos connosco (agora só falta arranjares um cantor de voz melodiosa ou uma vocalista de voz fininha, eheh).
Era capaz de ficar interessante ;-)
Vera
Postar um comentário