website statistics

domingo, 12 de abril de 2009

Gumnaam

Antes de mais queremos agradecer ao nosso amigo L. por nos ter emprestado este filme, depois de o ter procurado incessantemente.
Gumnaam, realizado em 1965 por Raja Nawathe, tornou-se um verdadeiro filme de culto depois de a sua sequência de dança introdutória absolutamente insana se ter tornado no tema de abertura de Ghost World em 2001.

Trata-se de uma adaptação não-oficial do romance de Agatha Christie And Then There Were None (originalmente intitulado Ten Little Niggers), em que um grupo de desconhecidos cúmplices num crime é atraído para uma ilha onde, um por um, vão sendo mortos por um assassino misterioso.

Além da trama interessante que faz deste filme uma boa peça de entretenimento, Gumnaan tem um cenário super engraçado, com uma mansão gigantesca numa ilha paradisíaca, ruínas misteriosas que surgem no meio da selva e cemitérios góticos onde se consegue ouvir almas penadas que deambulam na noite. Tudo filmado com planos arrojados mas perfeitos e uma iluminação a lembrar clássicos dos gloriosos e psicadélicos Jesus Franco e Dario Argento.

Os actores vestem a pele das personagens de forma irrepreensível, mas destaco as actuações de Nanda como a sobrinha inocente da vítima original, de Helen como a vixen Miss Kitty que nos presenteia com coreografias muito animadas, de Manoj Kumar como o intrépido e misterioso Anand e finalmente de Mehmood como o mordomo enigmático mas divertido que aparenta saber mais do que aquilo que diz.

Por tudo isto e também pelo música, creio que Gumnaam é uma aquisição segura. Shame on me, é o primeiro filme que vejo com a lendária Helen enquanto jovem e não me desiludiu.
Algumas das melhores canções de Asha Bohsle - que neste filme canta com as irmãs Lata e Usha Mangeshkar - foram compostas a pensar nesta actriz que ofereceu ao cinema indiano algumas das coreografias mais arrojadas e emblemáticas dos swinging sixties. Excelente.

Aqui fica Is Duniya Mein Jeena Ho, uma cena na praia em que os convivas se interrogam sobre os homicidas enquanto Miss Kitty aligeira o ambiente com um pouco da sua dança.

2 comments:

Unknown disse...

..parece ser mesmo o meu cup of tea :]

Rodolfo disse...

arleqvino amigo, ainda não tinha comentado, mas de certeza que sim... vê!

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens