website statistics

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Slumdog Millionaire


Já escrevi sobre a banda-sonora mas só hoje vi o filme.
Em primeiro lugar, esqueçam o que tiverem lido sobre Slumdog Millionaire.
A única informação a reter é que no final ele fica com a miúda.

Ainda bem que eu já sabia isso de antemão, caso contrário teria visto o filme num grande estado de nervosismo. Não tanto pela realização frenética típica de Danny Boyle mas mesmo pelo facto de o retrato da infância do protagonista nos apresentar um chorrilho de atrocidades, algumas das quais eu nunca imaginara.
Já tinha lido num livro de Marguerite Yourcenar que era comum os pedintes infectarem propositadamente os olhos dos bebés para lhes dar um aspecto mais miserável mas Danny Boyle fez questão de levar a coisa ainda mais longe.

O enredo gira à volta de três orfãos, a pequena Latika e os irmãos Jamal e Salim. Depois de uma infância na miséria, Latika (Freida Pinto) segue o destino que todas as raparigas desamparadas têm reservado no cinema indiano: a prostituição. Salim (Madhur Mittal) torna-se um verdadeiro gangster, fazendo o que for preciso para sobreviver. E Jamal (Dev Patel) faz o mesmo que milhares de outros indianos de Mumbai: trabalha num call-centre!

Para quem não sabe, eu também trabalho num call-centre e fico feliz por haver um protagonista de um filme que trabalha como assistente num tipo de serviço que a sociedade ignora (e, por vezes, despreza) mas que é ou já foi o sustento de uma imensidão de jovens adultos do nosso país. E deixem que vos diga, nos call-centres de Portugal não anda ninguém a servir chazinho aos assistentes :)

Voltando ao filme, creio que por esta altura já toda a gente sabe que o protagonista concorre ao "Quem Quer Ser Milionário?", acerta em todas as perguntas, e como tal é levado pela polícia por suspeitas de fraude. Quanto ao enredo, não vale a pena alongar-me.

Sendo um filme rodado na Índia por um realizador inglês, não podia deixar de ter sido alvo de críticas. Alguma elite de Bollywood considerou desnecessária a forma como era retratada a Índia, de género país do terceiro-mundo. Também foi dito que caso o realizador fosse indiano o filme não seria tão falado. Provavelmente.

Amitabh Bachchan, o actor mega famoso que é referido no início do filme, escreveu muito acertadamente:

"The commercial escapist world of Indian cinema had vociferously battled for years, on the attention paid and the adulation given to the legendary Satyajit Ray at all the prestigious film festivals of the west, and not a word of appreciation for the entertaining mass oriented box-office blockbusters that were being churned out from Mumbai. The argument: Ray portrayed reality; the other, escapism, fantasy and incredulous posturing. Unimpressive for Cannes and Berlin and Venice."

Lá está, o problema não está em Danny Boyle, está nos ocidentais em geral. Criou-se a ideia de que as coisas animadas não são boas, não têm qualidade.

Mas terá Amitabh outros motivos para não gostar do filme? Claro! No início de Slumdog Millionaire vemos uma data de gente completamente miserável a correr para receber um autógrafo do actor, que se faz deslocar de helicóptero. O pequenino Jamal, na ânsia de conseguir ver o seu ídolo, pega numa foto de Amitabh e mergulha numa latrina enquanto a segura na mão.
Vamos ver as coisas pelo que elas são: Danny Boyle mergulhou uma foto de Amitabh Bachchan num monte de m****! Eu também me sentiria insultada, eheheh.

Enfim, vejam o filme que vale a pena.


6 comments:

Unknown disse...

..fantástico mesmo é o filme ter critica do hugo e da barbarella no mesmo dia..
..vou ter de ver para desempatar :]

Ibirá Machado disse...

Ainda não vi o filme. Queria esperar sair no cinema aqui no Brasil pra poder ver...

E essa foto do menino, a primeira da postagem, é do filme Taare Zameen Par... reconheci porque não só esse é o filme de que mais gosto, mas também porque o reassisti hoje! Esse filme é uma obra prima. Se vocês ainda não viram, vejam! Aliás, criei meu blog justamente por conta dele... as duas primeiras postagens foram dedicadas a esse filme...

bárbara disse...

POIS É!!!!
Eu estava a reconhecer a cara do menino mas não me lembrava de que parte do filme. Agora já percebi porquê :(

Obrigada pelo aviso, vou já tirar.

bárbara disse...

Ufa, já mudei a foto.
Eu ainda não vi Taare Zameen Par, daí que achei que estava a reconher a cara do miúdo mas não sabia de que parte do filme :P
... que vergonha...

Ibirá Machado disse...

Haha... como dizem nossos vizinhos, no pasa nada, chica! E assista Taare Zameen Par o quanto antes! E prepare-se para chorar, pois como digo na postagem que fiz sobre esse filme, ele faz chorar até quem não conhece esse verbo. É lindo, lindo esse filme. :)

vera disse...

vi hoje :)
e reconheci o Amitabh Bachchan não pelo nome, mas pela cara como sendo o chefe de família do Kabhi Khushi Kabhie Gham...
um filme quase! indiano nos cinemas!

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens