website statistics

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Jodhaa Akbar

Mais uma incursão pelo patriotismo indiano que eu tanto aprecio nos filmes Bollywood, por Ashutosh Gowariker, o realizador de Lagaan.

Desta feita com a história de Jalaluddin Mohammad Akbar, um imperador mogul (desempenhado por Hrithik Roshan) e Jodhaa (Aishwarya Rai Bachchan) uma princesa rajput.

Apesar do género em si ser o histórico, a realidade factual do argumento é ténue, primando pelo que um filme deste género pode melhor: grandes cenários, centenas de figurantes e bom guarda roupa.

Jodhaa é uma princesa rajput, logo hindú, e uma das suas condições para casar com o imperador é precisamente a de que lhe seja permitida a construção de um pequeno altar a Krishna.
Esta, e outras particularidades do hinduísmo, causam algum tumulto na estrutura mogul islâmica, contribuindo para muito do enredo do filme.

Este filme é uma história de amor e de como, através deste, se descobre a tolerância.

Ao longo do filme, por um lado para agradar à princesa rajput e, por outro, por ouvir os apelos do povo, Jalaluddin toma medidas que aumentam a sua clivagem com o clero islâmico mogul, mas que tornam possível uma unificação real da Índia, não pela força, mas pelo amor ao imperador.

Jalaluddin (à maneira de Asoka) vive uma história de amor entre adversários. Igualmente, é uma história de unificação pelo amor.

Pode não ter muito rigor histórico em termos de enredo mas, vi nos extras, que o tem bastante em termos de guarda roupa. Igualmente, a escolha de locais é espectacular proporcionando raros momentos de beleza arquitectónica mogul.

As cenas de batalha com grupos são espectaculares e estão bem feitas, as cenas de luta do imperador... são na maioria das vezes estranhas pelo exagero e pela duração, é o melhor que posso dizer.
A banda sonora, a cargo de A. R. Rahman não desilude, claro, mantendo o ambiente certo para o desenrolar da história com algumas belas canções.

A edição que vi (3 DVD) tem uns quantos extras, e das melhores transferências para DVD que vi recentemente em filmes indianos.
O filme está dividido em dois DVD, com o complementary "Intermission" para assegurar a melhor qualidade possível, que de facto se nota.

Definitivamente para quem gosta de:

1 - filmes "históricos"
2 - músicas bonitas
3 - bom enredo
4 - bons actores

2 comments:

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Não sei porquê, mas tenho a impressão que vou gostar deste filme! Já está há algum tempo no meu "top" de produções de "Bollywood" para adquirir!

Abraço a todos!

bárbara disse...

Jodhaa Akbar é daqueles que vale mesmo a pena comprar, é Bollywood no seu melhor.
Acrescentei um vídeo que creio que ilustra bem o espírito do filme.

Saudações ninja!

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens