website statistics

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Khamosh Pani - Águas Silenciosas

Nem só do cinema vive a Índia! E nem só do cinema indiano vivo eu :)

O filme Khamosh Pani é uma co-produção entre o Paquistão, a Alemanha e a França datada de 2008.
Esteve em exibição em Portugal e também foi lançado em DVD, com o título Águas Silenciosas.

Para quem não sabe, este é um bom filme para conhecermos mais sobre o impacto emocional que teve a divisão do Paquistão e da Índia aquando da independência do domínio britânico, nos anos 40.

No meio da confusão ficou o Punjab, sendo que este filme conta a história de uma família dividida entre os dois lados da fronteira.

Quando se dá a separação, Veero, nascida numa família sikh, é levada pelo pai até a um poço onde este pretende, através do suicídio forçado das filhas, previnir a eventual desonra das mesmas às mãos dos muçulmanos.

Veero foge do pai e acaba por ser acolhida no Paquistão, tornando-se Ayesha após a sua conversão (sincera) ao islamismo.

Para trás ficam os irmãos, que acredita não voltar a ver.

Em 1979, já viúva, Ayesha educa o filho dentro dos valores da tolerância e do respeito, mas este, aliciado para a militância islamita, desdenha o entendimento "frouxo" que a mãe tem do Corão.

Ao mesmo tempo, são abertas as fronteiras aos crentes sikhs, que têm agora oportunidade de visitar os seus locais sagrados que ficaram no Paquistão.

Um dos irmãos de Ayesha vai então à sua procura e encontra-a, trazendo à superfície toda a dor da separação e da sua identidade perdida.
O filho desta, Saleem, fica horrorizado por saber que tem ascendência sikh e acaba por rejeitar a própria mãe.

Este filme desenrola-se apresentando uma cavalgada directa e inevitável para a tragédia.
O final não é óbvio mas percebemos que a história irá acabar mal, pelo que a compra de lenços é altamente aconselhável.

Sendo uma película do circuito dito alternativo, este filme nunca cai na lamechice fácil nem no ataque ao Islão, apenas às questões políticas paquistanesas.

Brilhante é Kirron Kher, que desempenha Ayesha, que é sem dúvida uma das melhores actrizes indianas da actualidade. É uma actriz que não tem medo de dar o melhor de si. Excelente.


0 comments:

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens