website statistics

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O Tigre de Eschnapur

Antes de mais a ressalva, este filme não é indiano, antes é um filme "indiano".

No entanto a história bem podia ser a de um filme indiano.

O arquitecto Harald Berger (Paul Hubschmid) é convidado pelo marajá Chandra (Walter Reyer), para executar diversos projectos de construção no seu país. Logo no início, o arquitecto salva a bela bailarina Seetha (Debra Paget) das garras da morte (na pessoa de um tigre de palha).

Vê-se logo nos primeiros momentos que estamos perante um filme de entretenimento, que é um sentimento estranho por ser um filme do Fritz Lang, mas que acaba por rapidamente se instalar em nós, ansiosos por ver o desenrolar da aventura.

Amor à primeira vista entre o arquitecto e a bailarina, que já se encontra prometida ao marajá... e mais não conto.

Filmado na Índia e em estúdio na Alemanha (que marca o regresso de Lang à Alemanha após duas décadas em Hollywood), é um filme que nos exteriores factura a riqueza visual natural da Índia enquanto que nos interiores aposta no luxo e na opulência, caindo em ocasional exagero mas nada que doa muito.

O que vai doer na alma de muita gente é o facto de, apesar da história se desenrolar em torno de uma bailarina, só há duas sequências de dança e... não são minimamente tradicionais, sendo um claro reflexo da cultura de "Exotica" norte-americana dos 50's - o que não é necessariamente mau.

Abenteur meus amigos, é o que este filme é!

Como tudo na Índia é enorme, também o filme é, de tal modo que se prolonga num outro, "O Túmulo Índio" (e eu aqui arriscava "O Túmulo Indiano"), ah sim, que depois de todas as peripécias e tumultos, a coisa não acaba.

Chegam a irmã e o sócio do arquitecto para adensar o enredo. E um golpe de estado.
É um sem fim de peripécias na boa escola de filme de aventura para todos os públicos.

Agora há uma edição da FNAC com os dois (+dois) filmes a um preço muito cómodo...
Dois mais dois porquê? Porque não só inclui os dois filmes do Fritz Lang como também oferece as duas versões realizadas por Richard Eichberg em 1938.

0 comments:

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens