Este fim de semana os IIFA (International Indian Film Academy) Awards serão apresentados em Macau, mais concretamente no espectacular hotel Venetian.
A lista de nomeados pode ser vista aqui, onde encontraremos alguns dos maiores êxitos de bilheteira do ano passado, e inclui os filmes Dostana, Ghajini e Jodhaa Akbar, de que já aqui falámos anteriormente.
Passo então a transcrever o texto divulgado hoje pela Agência Lusa.
"Macau, China, 12 Jun (Lusa) – Estrelas indianas de cinema estão em Macau para o fim-de-semana dos óscares “Bollywood”, uma cerimónia anual de uma das mais ambiciosas e férteis indústrias de cinema que conta com três dos protagonistas de “Slumdog Millionaire”.
Os jovens que interpretam os papéis de Latika, Salim e Jamal no filme premiado com oito Óscares em Hollywood chegaram ao território e são alvo da atenção redobrada de seguranças e da organização.
O evento da Academia do Cinema Indiano, que este ano escolheu Macau e o palco da arena do The Venetian, o maior hotel/casino da região administrativa especial chinesa, vai contar com algumas actuações, festas de celebridades, workshops e fóruns empresariais.
O espectáculo culmina no sábado com a décima cerimónia anual de entrega dos óscares onde são esperados cerca de 8000 convidados para uma noite que terá transmissões para 110 países com um potencial de 500 milhões de espectadores.
Além da crise financeira que afectou a indústria do cinema indiano provocando cortes nos orçamentos dos filmes e algum diferendo na partilha das receitas de bilheteira, a edição deste ano não conta com alguns artistas de renome na industria, de acordo com vários sites da especialidade.
Entre os ausentes os nomes mais sonantes são os de Akshay Kumar, um dos principais actores do país, e de Kareena Kapoor, que iria interpretar uma das actuações mais esperadas da noite dos Óscares, a dança do ventre.
Entre as presenças confirmadas, as luzes vão estar concentradas numa das mais famosas dinastias de actores do país, os Bachchans – o pai Amitabh, o filho Abhishek e a ex-miss mundo Aishwarya Rai, casada com Abhishek.
Amitabh Bachchan, embaixador da academia, defendeu que o evento é uma “oportunidade fundamental” para difundir a marca Bollywood que começou como uma “simples cerimónia de prémios” e tem crescido nos últimos anos.
O actor acrescentou também que a “indústria do cinema indiano tornou os países acolhedores do evento mais próximos através do turismo, através do intercâmbio de ideias não apenas da criatividade, mas também construindo pontes entre as nações”.
Numa iniciativa promocional da indústria do cinema, a presença em Macau da academia indiana é também uma oportunidade para estreitar relações com os cineastas chineses, como defendeu Viraf Sarkari, director da academia.
“Estamos muito satisfeitos em trazer este evento até à China tal como acreditamos que tanto a industria cinematográfica chinesa e indiana possuem um grande mercado mundial”, afirmou ao salientar que a cooperação não tem apenas de fixar-se no cinema, podendo abranger também o intercâmbio cultural.
A organização espera também contar com a presença de produtores de Hollywood, muitos dos quais podem estar interessados em trabalhar com a indústria indiana depois do sucesso de “Slumdog Millionaire”, que conquistou oito Óscares nos Estados Unidos.
A cerimónia dos Bollywood decorre todos os anos fora da Índia e tem contribuído para aumentar a popularidade da indústria cinematográfica do país um pouco por todo o mundo como aconteceu em Inglaterra, que depois de acolher a cerimónia em 2000 viu a receita de bilheteira do cinema indiano aumentar 35 por cento no ano seguinte.
Apesar da promoção a indústria indiana do cinema está a atravessar mais dificuldades e só nos primeiros cinco meses de 2009, as receitas de bilheteira estão a cair 20 milhões de dólares para um total de 51 milhões, segundo a revista semanal India Today que classifica a época de 2009 como a pior de sempre da indústria.
JCS."
Lusa/fim
[imagens: filme Fashion, família Bachchan e filme Welcome to Sajjanpur]
0 comments:
Postar um comentário