Um verdadeiro clássico! Lançado em 1981, Silsila reflectiu no ecrã um escândalo da vida real dos seus protagonistas e por muito mau que soe, isso foi um dos motivos que me levou a ver o filme.
Protagonizado por Amitabh Bachchan, pela sua esposa - Jaya Bhaduri - e pela sua presumida amante na vida real - Rekha -, Silsila conta a história do romance extra-conjugal entre as personagens de Amitabh e Rekha e o impacto que isso tem na vida das suas famílias.
Fazendo um sinopse para contextualizar, Shekhar (Shashi Kapoor) e Amit (Amitabh Bachchan) são dois irmãos, cada um com a respectiva namorada. Shobha (Jaya Bhaduri) é a noiva querida e discreta de Shekhar e Chandni (Rekha) é a namorada vistosa e apaixonada de Amit.
Tudo corria bem, com planos de casamento e tudo, até que Shekhar morre ao comando de um avião.
O destroçado Amit visita Shobha para a consolar, quando descobre que esta está grávida do irmão. Para impedir que Shobha, além de ter ficado viúva, ganhe má fama por ser mãe solteira, Amit termina tudo com Chandni e casa com Shobha.
Anos depois, o casal volta a encontrar-se com Chandni, agora casada com o médico Dr. Anand (Sanjeev Kumar).
Tendo os dois casamentos nascido da conveniência, Amit e Chandni caem rapidamente nos braços um do outro de forma gradualmente mais visível, ao ponto de causarem embaraço aos respectivos cônjuges.
O facto é que Shobha sabe que o marido lhe fez um favor e o Dr. Anand percebe que não pode mandar no coração da mulher.
Apesar de o filme criar condições para sentirmos total empatia com estas quatro personagens, Jaya Bhaduri e Sanjeev Kumar têm grandes actuações, sendo perceptível o amor contido e expectante que nutrem pelos respectivos.
O filme trata a questão do adultério de uma forma bastante cuidadosa, sem julgar ninguém. Gostei muito.
Além dos actores, Silsila tem também músicas excelentes, verdadeiros clássicos.
Exemplo disso é Dekha Ek Khawab cantada pelo grande Kishore Kumar e por Lata "Rouxinol" Mangeshkar.
terça-feira, 17 de março de 2009
Silsila
Escrevi sobre: Amitabh Bachchan, Bollywood, Cinema Indiano, Crítica, Jaya Bhaduri, Música Indiana, Portugal, Rekha, Shashi Kapoor, Silsila
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comments:
Postar um comentário