website statistics

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Babal da Vehra

A verdadeira telenovela em DVD!

Comprei este filme no Verão em Lisboa por uns módicos 5€, essencialmente porque sou uma pessoa muito básica, adoro turbantes e bhangra e todas as coisas punjabi :P
Aliás, eu vivo perto de um templo sikh (diz-se "Gurdwara") e adoro ver os meus vizinhos a passar todos bonitos.
Mas à parte o facto de ser básica, também tinha curiosidade em ver um filme "regional" e este pareceu-me bem.

A edição, da KMI, tem uma transferência boa, considerando que o filme foi rodado em vídeo (dúvida existencial: quando filmamos em vídeo também é correcto dizer "rodar"?), mas o que eu gostei mais foi das legendas que estão em Inglês correcto e perfeitamente sincronizadas com as falas. É verdade, muitos filmes têm as legendas antes ou depois das falas dos actores.
Já que falamos em legendas, devo dizer que a qualidade das legendas em Português nos filmes indianos é quase inexistente. Depende da editora (a Dikebarnel é boa, procurem na Fnac ou no Media Markt), mas na maioria dos casos tratam-se de traduções automáticas usando software para o efeito. O ideal é contar com as legendas em Inglês ou Francês.

E agora, o filme. É uma história muito triste: após a morte da sua mãe, o jovem Vikram viaja dos EUA até à Índia em busca do pai, que não vai a casa há um ano. Aí, descobre que este morreu e que deixou uma segunda viúva (tecnicamente, a primeira) e uma filha, que se prepara para casar.

Apesar de ser bem acolhido pelo avós, instalam-se vários dilemas: agora que está orfão, conseguirá a primeira mulher do seu pai acolhê-lo como um filho? Irão os futuros sogros da irmã cancelar o casamento quando souberem da história? Dramático.

Infelizmente alguns dos actores parecem um pouco amadores e isso acaba por estragar algumas cenas, como quando Vikram se esforça por chorar mas nem sequer consegue soltar uma lagrimita. Mas não faz mal, os actores séniores compensam, assim como a banda sonora. Aliás, parece mesmo ser nas coreografias que o elenco se torna mais genuíno.

É um filme ligeirinho, mas vê-se muito bem.


0 comments:

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens