website statistics

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Asoka

Only the dead have seen the end of war...


A falta de inspiração levou-me a perguntar ao meu namorado sobre que filme escrever. Será, então, sobre Asoka.

Este filme estreou em 2001 e ainda pode ser encontrado na maioria dos videoclubes portugueses pois teve cá uma edição em DVD, cortesia da Prisvideo.

Tenho um amigo de Vila do Conde - que infelizmente se recusa a escrever para este blog por achar que não tem cultura Bolly que chegue - que me recomendou o filme quando saiu e disse que as partes musicais pareciam vídeos para a MTV e não coreografias num filme. Lembrem-se, na altura a MTV ainda passava alguma música.

O imperador que serviu de inspiração a este filme ficou conhecido por ter unificado a Índia pela espada e por ser um grande impulsionador do Budismo.
Na altura, horrorizado pelo derrame de sangue que causou, Asoka converteu-se ao Budismo e dedicou o resto da vida a espalhar a sua mensagem pela Índia.

O filme Asoka conta a história anterior à conversão e, se me é permitido dizer, tem momentos de comoção garantida por parte do espectador.

Depois de eu ter assumido que o meu interesse em cinema indiano ia para lá da curiosidade kitsch, este foi o primeiro filme que vi com abertura de espírito. Como tal, os actores Shah Rukh Khan e Kareena Kapoor irão sempre ocupar um lugar especial no meu coração.

Eu adoro o Shah Rukh Khan, mas a verdade é que ele faz mais ou menos sempre o mesmo papel, a história é que por vezes varia. Já a Kareena Kapoor tem um desempenho muito bom como uma mulher forte, apaixonada e combativa. Amei!

0 comments:

Related Posts with Thumbnails
 
Template by suckmylolly.com - background image by mjmj lemmens