Depois de terminar o II Festival de Danças do Mundo, onde haverá uma actuação de dança indiana pela bailarina Tarikavalli, o Museu do Oriente apresenta um espectáculo completo da mesma artista, desta feita no seu auditório.
"Trimûrti (que designa as três formas cognoscíveis aos humanos da divindade suprema Brâhman) é o título de este espectáculo de Bharata-Natyam, dança tradicional indiana de movimentos estilizados e graciosos, interpretado pela bailarina Tarikavalli, que lhe junta técnicas de abhinaya, trabalho de expressão do rosto e dos movimentos que visam comunicar ao público as emoções e sentimentos subjacentes à coreografia.
É através da evocação deste círculo eterno e em constante mutação que Tarikavalli decidiu prestar homenagem aos seus mestres recentemente falecidos, U.S.Krishna Rao e sua mulher, Chandrabhaga Devi. Dando um especial destaque aos ritmos, o “estilo Pandanallur” - que ambos ensinavam - alia a graça ao vigor e explora ao máximo o espaço cénico. Neste espectáculo de memórias, Tarikavalli será acompanhada por quatro músicos vindos directamente de Bangalore e que foram formados por U.S.Krishna Rao, numa comunhão estreita entre a música e a coreografia."
Museu do Oriente - Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte) 1350-352 Lisboa
9-11-2009 21:30
Reserva de Bilhetes: 213 585 244
Preço: € 15,00; €10,00 (grupos com mais de 10 pessoas)
M/4
Duração: 90’, sem intervalo
[informação retirada do site do Museu do Oriente e partilhada connosco pelo blogger MK)
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Trimûrti - Museu do Oriente
Escrevi sobre: Dança Indiana, II Festival de Danças do Mundo, Lisboa, Museu do Oriente, Portugal, Tarikavalli, Trimûrti
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comments:
Eu quero! Aceita meia entrada para estudante?... :@
Eu juro que antes de criar este blog não fazia ideia de haver taaaanta oferta de espectáculos de cultura indiana em Portugal... Oo
Olá Bárbara,
Mto obrigada pelos posts extra-cinema indiano k têm feito ultimamente. De facto há mta coisa sobre a cultura indiana, ms é sobretudo em Lx, axo eu...sorte a minha =)
E kto à Tarikavalli é DIVINAL, vi-a o ano passado no CCB e recomendo vivamente a todos. E é sempre bom saber k é franco-portuguesa, haja esperança pra gente cm eu c os pés de chumbo LOL
Muito parabéns pelo primeiro aniversário e espero k celebrem muitos mais
Ou será que os espetáculos vieram depois de dito blog ser criado? ;)
Obrigada, Kuka!
Infelizmente nunca vi nenhuma actuação da Tarikavalli mas ela inclusivamente dá aulas cá em Portugal de vez em quando. mas eu tb padeço do problema dos pés de chumbo :P
E não, Ibirá, os espectáculos não vieram depois do blog. :)
Eu é que antes só sabia das coisas depois de terem acontecido e decidi pôr um fim nisso. Por mim e por aqueles que são como eu :)
Postar um comentário